2 de janeiro de 2015

Xamanismo: O Caminho Xamãnico



O que é o Xamãnismo? Ele existe?

    Estas são algumas das questões que muitas vezes me deparo, Xamanismo para mim é A ARTE DE VIVER EM COMUNHÃO COM O TODO. E embora algumas pessoas me dizem que isto é impossível, eu vivo assim, sou integrante de tudo o que acontece, mas ao mesmo tempo não estou influenciando a tudo. No mundo existem várias crenças espirituais, cada uma seguindo seu modelo e conceito, no Xamanismo temos como uma das práticas principais o estado de transe adquirido pela experiência de cada um, podendo assim partir para a jornada em um mundo fora do mundo comum, e neste caminho se encontrar com espíritos desencarnados, espíritos guias de animais ou outros seres. 
     Aqueles que querem seguir o Caminho Xamãnico e tornarem-se Xamãs, tendem a ter três setores nos quais dedicam atenção: a disposição ao transe, o convívio e o diálogo com os espíritos e o trabalho pela comunidade. É um caminho que todos podemos seguir, mas que pede uma entrega real da vida a um bem maior. Pois todos temos estas qualidades só que poucos querem desenvolvê-las.
    E o Xamãnismo existe? Existem muitas formas de se ver o Xamãnismo, e muitos que praticam rituais ligados a sua cultura não se dizem Xamãs ( Veja a maioria das tribos indígenas do Brasil, que usam o termo Pajé ao invés de Xamã por exemplo), e isso faz com que muitos vejam o xamãnismo como algo inexistente ou irreal, mas o importante não é o nome propriamente, seja ritual xamãnico ou pajelança estamos falando de um ritual de cura proporcionado pela comunhão com espíritos e isto pode e deve ser considerado xamãnismo em sua essência. 
    Por este motivo, quero aqui no blog ir colocando algumas informações sobre meu caminho e como cheguei ao xamãnismo de hoje, que considero o meu caminho pois, a VIVÊNCIA DE CADA UM TRAZ A SUA EXPERIÊNCIA, e através de sua experiência adquiri tudo o que é necessário para a evolução do seu conceito Xamãnico.
Veja os aprendizados xamãnicos como um circulo onde você esta no centro, e por este motivo não tem uma linha cronológica do que deve ser aprendido primeiro e o que vem depois, já que no xamanismo somos livres e é esta liberdade que nos mostra o caminho e o passo a seguir, mas como pretendo dar informações  para que todos possam evoluir mais neste caminho, dividirei a trilha do caminho em cinco partes: Lugares Sagrados, Ervas e Plantas, Animais, Rituais e Espíritos. 
    Qualquer um pode trilhar o caminho do xamãnismo? Claro que sim, o Xamãnismo concede as pessoas grande poder. Encontrar seu Animal de Poder pode ser o passo principal para um reencontro com sua Espiritualidade, aprender a curar e usar varias formas de cura é outro ponto importante sem se esquecer que o auxilio da comunidade acontece por meio destas forças. Quem esta disposto e preparado para ir ao mundo dos espíritos e através deles obter e transmitir mais sabedoria a comunidade esta pronto e já é praticante do Xamãnismo. A Etnia,o passado ou a cultura em que a pessoa foi criada é irrelevante. Não há testes, não há grandes requisitos, só é preciso começar, e o melhor momento para isso é o agora, o melhor lugar onde se está, então esta pronto para começar?
    No próximo post sobre Xamanismo falaremos um pouco mais sobre cada uma destas trilhas, comente a respeito, compartilhe, a sua opinião é muito importante para a nossa evolução.

QUE O AMOR REINE EM SEU CORAÇÃO!
Clovis Karuman

Nenhum comentário:

Postar um comentário